Decorreu no passado dia 22 de março de 2023 no Auditório do Edifício Kilamba, o Workshop sobre Hemodiálise com os seguintes prelectores:
– Dra. Vanessa Pinto, Cirurgiã Geral, que abordou o tema “Acesso Venoso – Fonte de Vida do Paciente”. – Enfermeiro Dimona Mena, com o tema “Intercorrencias Dialíticas”. – Enfermeira Suely Seia, que falou sobre “Cuidados de Enfermagem em Pacientes Submetidos a Hemodiálise”. – Dr. Gilssemar Boavida, Nefrologista, com o tema “Compreendendo o funcionamento dos Rins”.
O Evento foi uma promoção da Saúde Club e contou com o apoio da PLURIBUS II Internacional.
Membros da Diocese de Benguela de visita à Clínica de Hemodiálise de Benguela
Acordo para a recuperação da Casa da Diocese
No âmbito da assinatura do acordo para a recuperação da Casa da Diocese, na Avenida do Aeroporto 17 de Setembro em Benguela.
Neste acordo, as instalações da Casa da Diocese, depois de recuperadas pelo IAR, irão continuar a receber e alojar membros da Diocese e passa a contar com um centro de treino para doentes a iniciar tratamento em Diálise Peritoneal, que será dirigida pela Médica Nefrologista Dr.ª Josefa Cachimbo
O acordo foi assinado pelo Ricardo Colarinha em representação do Instituto Angolano do Rim e por Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Bispo Dom António Francisco Jaca, Bispo da Diocese de Benguela, no dia 22 de Fevereiro de 2023.
Representantes do Instituto Angolano do Rim com membros da Diocese de Benguela de visita à Clínica de Hemodiálise de Benguela
Comemoração dos 10 Anos do Instituto Angolano do Rim
Uma Década de Empenho e Dedicação
Foi no ano de 2012, com a construção da Clínica de Hemodiálise de Benguela, no Hospital Municipal de Benguela, que o Instituto Angolano do Rim teve o seu início.
Desde então, já foram tratados 1.200 pacientes e realizadas 250.000 sessões de Hemodiálise nas clinicas de Benguela e Lobito. No tratamento de doentes agudos (principalmente na sequência de malária), quase 250 pacientes recuperaram a função renal e deixaram os tratamentos de Hemodiálise
Nas fotografias: Alguns homenageados com menção honrosa, entre eles os representantes da Pluribus II Internacional e outras instituições parceiras no dia 25 de Novembro de 2022
Nas fotografias: Os participantes da palestra “Mitos e verdades sobre a Insuficiência Renal” no dia 26 de Novembro de 2022
Actualmente, somos uma grande família, que atende mais de 260 doentes renais crónicos e conta nos seus quadros com mais de 150 colaboradores.
Para comemorar esta importante data, realizamos uma série de eventos com o intuito de assinalar este momento.
Cronograma das comemorações:
No dia 25 de Novembro homenagearam-se (menção honrosa) todos aqueles que tornaram possível a criação do Instituto Angolano do Rim. Nomeadamente, o professor João Colarinha e toda a sua dedicada equipa.
Homenagearam-se também os parceiros que nos apoiaram desde o início do Projecto. Algumas entidades bancárias como o BPC, Caixa Angola e Millenium; outras empresas como a Edifer, Enkrot e JC Energia; que sempre estiveram connosco.
No dia 26 ocorreu uma palestra com o tema: “Mitos e verdades sobre a Insuficiência Renal” , com os pacientes e familiares no período da manhã.
Nas fotografias: Os participantes do Workshop “Motivação e melhoria de desempenho” no dia 26 de Novembro de 2022
Nas fotografias: O evento do dia 27 de Novembro de 2022
Ainda no dia 26 de , no periodo da tarde, tivemos um workshop com o tema “Motivação e Melhoria de Desempenho” para os trabalhadores no Edifício da Estação dos Caminhos de Ferro de Benguela no Lobito.
No dia 27, data em que se comemora o aniversário do Instituto Angolano do Rim, realizou-se um almoço de confraternização, dando menção honrosa aos responsáveis de cada área.
Constituída em Maputo a Pluribus II Internacional MBQ
Novos horizontes
É com imensa satisfação que comunicamos que no dia 30 de Novembro do ano de 2022 em Maputo – Moçambique, foi constituída a Pluribus II Internacional MBQ.
Este novo projeto, tem como objetivo a importação e distribuição de medicamentos e equipamentos da Baxter e o tratamento de doentes com insuficiência renal, através das técnicas de hemodiálise e diálise peritoneal.
A Pluribus II Internacional partilha o capital social, com as sócias Rita Macedo e a WISEINVESTIMENTOS, representada por Nádia Lima.
A empresa amplia assim a sua área de atuação no Continente Africano, sempre a promover a saúde e o bem estar dos doentes com insuficiência renal.
Na fotografia: Os representantes da Pluribus II Internacional MBQ, Rita Macedo, Ricardo Colarinha, Nádia Lima e Francisco Hermenegildo
Relatório sobre a formação de "Nutrição em Pacientes Renais Crónicos"
A Formação
No dia 12/10/2022 por volta das 8h30 minutos, decorreu na sala de reunião da Clinica de Hemodiálise do Lobito, a atividade de caracter formativa que contou com preleção da Dra. Olga de Carvalho, Nutricionista com vasta experiencia em abordagem nutricional de Doentes Renais Crónicos. Contou com a participação de 37 participantes, todos ligados ao instituto Angola do Rim sendo 11 médicos e 26 enfermeiros. Com o tema: Nutrição em Doentes Renais Crónicos, foi essencialmente dividido em 3 Partes: HUMANIZAÇÃO, EQUIPE INTERDISCIPLINAR e ASPETOS NUTRICIONAIS EM DRC. a) Humanização: houve ênfase a este quesito de extrema importância na relação medico-paciente, enfermeiro-paciente, Utente – prestador, a necessidade de nos colocarmos no lugar do paciente. Neste ponto, chamou-se a atenção para importância da boa relação entre os profissionais, a integridade e humildade são valores que devem ser cultivados e aplicados em ambiente laboral. b) EQUIPE INTERDISCIPLINAR: a abordagem do paciente DRC deve sempre obedecer a inter- relação entre as diferentes especialidades que de forma direta e indireta impactam sobre a qualidade de vida do paciente. Melhorando sempre a comunicação entre os profissionais visando alcançar metas preconizadas a medio a longo prazo.
Formadora e formandos na do Curso de “Nutrição em Pacientes Renais Crónicos”
O Instituto Angolano do Rim, organizou na Clínica de Hemodiálise do Lobito, no dia 17 de setembro de 2022, o “Curso de Acessos Vasculares para Hemodiálise“, que contou com a participação de de médicos, enfermeiros e outros profissionais de Saúde, com o apoio da Pluribus II Internacional.
Para partilhar o evento, realizámos esta entrevista com a EnfermeiraLaurinda Chipepe.
Qual a sua avaliação global do Curso de “Acessos Vasculares”? – De modo geral a avaliação do curso de acesso vascular é positiva, pois permitiu aprimorar os nossos conhecimentos e nos deu uma visão mais ampla sobre a identificação, controle e o reconhecimento precoce dos sinais de riscos e de possíveis complicações relacionadas aos acessos vasculares, contribuiu ainda no conhecimento adequado das medidas preventivas e consequentemente as intervenções adotadas pelos profissionais que lidam diretamente com os pacientes, resultando em menor taxa de complicações e aumento de taxa de funcionamento do acesso dos pacientes. Portanto, o curso trouxe ganhos de novas experiências, melhorando a nossa prestação de serviço de forma mais adequada e eficaz.
Formadora e formandos na do Curso de Acessos Vasculares para Hemodiálise
Nos dias 26 e 27 de maio de 2022, realizou-se no Porto o “Congresso de Diálise Peritoneal”, que contou com a participação de um grupo de médicos angolanos, com o apoio da Pluribus II Internacional.
Para partilhar esta participação, realizámos uma pequena entrevista com a Dra. Josefa Cahombo.
Qual a avaliação global do evento? “Update Course of Peritoneal Dialysis” – Muito bom
Diogo Sousinha conquista a Camisola Azul da Montanha
O Evento
Diogo Sousinha | Academia Joaquim Agostinho \ UDO, conquistou no dia 16 de maio de 2021 a Camisola Azul da Montanha na Volta ao Concelho de Loulé.
Depois de ter amealhado 4 pontos na contagem da 3ª categoria da 1ª etapa, Sousinha partiu para a 2ª bastante determinado em conquistar a “azul”. Andou isolado cerca de 60km, conquistando 3 das 6 metas do dia, amealhando os 26 pontos suficientes para vencer a categoria.
Num pelotão com cerca de 160 ciclistas em representação de 24 equipas portuguesas e espanholas, a Academia Joaquim Agostinho / UDO terminou na 5ª posição da classificação coletiva.
Cimeira da CE CPLP - 5-6-7 de maio em Malabo, Guiné-Equatorial.
O Evento
A Pluribus II Internacional, representada pelo Eng.º Ricardo Colarinha, está a participar da Cimeira da CE CPLP, que está a decorrer em Malabo, na Guiné-Equatorial. A Cimeira tem como objetivo: – Levar ao país empresas internacionais da Comunidade CPLP, 9 países, 4 continentes e países observadores associados; – Ir ao encontro das directrizes de desenvolvimento do país em diversas áreas; – Fortalecer o papel da Guiné Equatorial no seio da Comunidade CPLP, demonstrar o seu potencial, recursos, e abertura ao investimento externo; – Apresentar oportunidades de negócio, bem como instituições de suporte ao investimento internacional.
Na fotografia: Encontro com o Conselheiro do Presidente da República da Guiné Equatorial para a área da Saúde, Dr. Eduardo Santiago
Elaborado Dr. Gilsemar Boavida Dr João Bispo Enfª Laurinda Chipepe Secretária Clínica : Ndjinga João
Resumo
Instituto Angolano do Rim, tem como Missão assegurar a prestação de serviços na área da hemodiálise, visando o respeito pela legislação aplicável ao sector da hemodiálise, pelos compromissos assumidos e proporcionando um bom ambiente de trabalho, valorizando a oferta de serviços de acordo com as necessidades identificadas, disponibilidade de recursos, motivação, envolvimento dos colaboradores e melhoria contínua do sistema de saúde como forma de alcançar o sucesso.
Possui 2 Clínicas de Hemodiálise, sendo localizada no Hospital Geral do Lobito e outra no Hospital Municipal de Benguela.
A Clínica de Hemodiálise do Lobito tem um quadro de 82 funcionários, com uma capacidade para atender 126 doentes Renal Crónicos em regime dialítico por dia, funcionando em 3 turnos por dia, para um total de 2.160 sessões de diálise por mês. Durante o ano 2020 atendemos em média 137 pacientes por mês, sendo 43% Feminino e 57 % Masculino, a faixa etária predominante 40- 49 anos, e com 77% possuem serologias negativas, 6,3% serologias positivas para HIV, 13,6% para Hepatite B e 3.4% para Hepatite C. Neste período, registamos uma média de 1.343 sessões de diálise por mês, apesar das inúmeras dificuldades que enfrentamos no que tange ao fornecimento regulares de insumos, e quanto aos tipos de acessos Vasculares temos 38,8% com Cateter de Longa Duração, 26,7% com Cateter de curta Duração e 34,5% com Fístula ArterioVenosa apesar de serem números considerados satisfatórios, ressalta-se a necessidade de se um programa que visa a confecção de fistula arteriovenosa junto dos cirurgiões Vasculares presentes no Mercado.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.